1 Março 2021      12:32

Está aqui

Saúde mental dos jovens agrava-se com pandemia

A pandemia de covid-19 está a ter “um significativo impacto negativo na saúde mental dos jovens portugueses, especialmente nos níveis de depressão e de ansiedade”, revelam os dados de um estudo realizado por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC).

De acordo com a Rádio Pax, o estudo mostra que 14% dos adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, apresentam “sintomatologia depressiva elevada (acima do percentil 90) durante a pandemia de covid-19”.

Ana Matos Pires, diretora do Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), explica que estes números têm a ver com “a mudança completa daquilo que é a possibilidade de relacionamento social, emocional e afetivo”, bastando pensar que é precisamente na adolescência que se dá este desenvolvimento do “contacto com o outro”.

Contudo, a responsável defende que os efeitos da pandemia estão a ser sentidos, de forma geral, em quase todas as faixas etárias, principalmente em “pessoas que já estavam previamente doentes e de maior vulnerabilidade”.

 Para Ana Matos Pires, “nós neste momento não estamos numa pandemia, estamos numa sindemia”, no sentido em que a covid-19 determinou (e vai determinar) “o aparecimento de novas pandemias”, constituindo-se uma delas ao nível da saúde mental. Contudo, a responsável afirma que é importante “insistir na ideia de que não vamos todos adoecer”.