11 Novembro 2020      11:33

Está aqui

São Manços recebe primeira fábrica de processamento de nozes em Portugal

A primeira fábrica de processamento de nozes em Portugal será construída em São Manços, no concelho de Évora. De acordo com a Televisão do Sul (TDS), esta nova unidade fabril tem inauguração prevista para o próximo dia 13 de novembro e é resultado de um investimento de cerca de 6,2 milhões de euros por parte do Grupo Sogepoc.

O projeto contempla uma área de 647 hectares em Portugal, dos quais 477 hectares são destinados a nogueiras e 170 a amendoeiras, em São Manços e em Veiros, no concelho de Estremoz.

As duas primeiras fases do projeto, o viveiro (de plantas de nogueira) e a exploração agrícola, já estão em funcionamento. Agora, o grupo Sogepoc avança para a criação da fábrica de processamento de nozes Nogam, que será a primeira em Portugal.

A TDS refere ainda que este investimento irá permitir não só processar a produção no Grupo Sogepoc, como também a produção de terceiros, o que poderá “incentivar fortemente o crescimento da produção de nozes em Portugal”.

Note-se que o Grupo Sogepoc, com capital português, tem vindo desde 2016 a fazer um investimento no setor dos frutos secos e tem procurado dar resposta ao aumento do consumo destes produtos.