7 Maio 2019      14:21

Está aqui

Santiagro, a montra do Litoral Alentejano, vai custar 230 mil euros e receber mais gente

Uma das mais relevantes feiras da agropecuária e do cavalo decorre entre 30 de maio e 2 de junho no Litoral Alentejano. Falamos da Santiagro, a feira de Santiago do Cacém, que vai para a sua 32.ª edição.

Álvaro Beijinha, o presidente do município, salienta que a Santiagro “é uma clara aposta da Câmara Municipal, assumindo-se como a montra do que se produz no Concelho mas também no Litoral Alentejano, sendo, por excelência, um espaço de oportunidades de negócios.”

Do programa da Feira destaque para as questões ligadas ao mundo rural, a agricultura, a pecuária e a floresta. “O cavalo é uma das vertentes que a Câmara tem vindo a destacar, no nosso Concelho temos o único hipódromo Romano do país o que prova que, desde há pelo menos dois mil anos atrás, o cavalo tem aqui tradição,” sublinha Álvaro Beijinha que destacou igualmente as provas gastronómicas e de vinhos do certame.

Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, as expetativas são, este ano, de ultrapassar os 40 mil visitantes de 2018. O Município investiu ainda no melhoramento do espaço da Feira, com a criação de novas instalações sanitárias.

As crianças das escolas e ATL's do Concelho são convidadas do certame que lhes dedica o espaço Natura, com teatro, ateliês e Hora do Conto, e onde será projetado cinema imersivo a 360º, sobre temas relacionados com a Natureza. Este espaço está integrado no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu. No âmbito do Dia da Criança realizam-se batismos equestres e será apresentado o espetáculo "Magia e Fantasia na Floresta", os mais novos podem também mostrar os seu dotes culinários no Clube Pequenos Chefs.

Os visitantes têm ainda para ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2019 conta com mais de 200 que trazem muitas novidades.

A tradicional Gala Equestre, demonstração de Horseball pela Seleção Nacional sub 16, provas de ensino e batismos equestres abertos a todos continuam a agradar o público, assim como a garraiada.

Apresentação do Rum Alentejano pela Destilaria Black Pig, showcookings pelo Chef André Lopes, provas de vinhos e cerveja artesanal, colóquios, demonstração de arte da cocaria, passeios de carroça, provas de produtos locais são mais propostas para esta edição.

Durante os quatro dias da feira a aposta é forte no programa musical, o cartaz vai contar com os espetáculos de DJODJE (30 de maio); JIMMY P (31 de maio); BÁRBARA BANDEIRA (1 de junho) e para o encerramento ANA MOURA (2 de junho).

A música continua durante as madrugadas da Santiagro, estando a animação assegurada pelos DJs RMG, Overule, DUA, Christian F e Dual Gravity.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.