Os valores limiares do Ozono foram novamente ultrapassados ontem em Santiago do Cacém.
Na estação de qualidade do ar de Monte Velho, foi atingida uma concentração média horária de 182 mg/m3 (valor de referência 180 mg/m3).
Para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns danos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, como as crianças, os idosos ou pessoas com doenças respiratórias.
A exposição a este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.
Durante a permanência desta situação, é recomendável que os grupos mais sensíveis da população evitem inalar grandes quantidades de ar poluído, especialmente durante o período da tarde, reduzam ao mínimo a actividade física intensa no exterior, evitem outros factores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição, respeitem rigorosamente os tratamentos médicos em curso e recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
Imagem de capa de veeterzy
Siga o Tribuna Alentejo no e no
. Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.