A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai apoiar, com o valor de 500 mil euros, o projeto da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Padre Manuel Malvar, da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, em Vila Nova de Santo André.
Em comunicado, a autarquia refere que “o compromisso foi firmado através de um protocolo assinado no dia 27 de novembro, na sala de sessões do edifício-sede do município, ao qual também assistiram a vereadora da Câmara Municipal com o Pelouro da Ação Social, Sónia Gonçalves, e o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Pinheiro”.
Com este protocolo, o município financia “parte do valor não comparticipado do projeto que apresenta um investimento de 5,1 milhões de euros, que conta apenas com a comparticipação financeira do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), no valor de 2,3 milhões de euros”.
Note-se que a nova infraestrutura está a ser construída num terreno cedido pela autarquia.
Para Álvaro Beijinha, presidente da autarquia, “embora esta não seja uma competência nossa, entendemos que se trata de um projeto indispensável para a freguesia de Santo André, e também para o concelho”. Ao mesmo tempo, o responsável reconhece “uma necessidade crescente de cuidados de saúde e assistência a pessoas idosas ou vulneráveis”.
O autarca sublinha ainda que “nunca tínhamos, até à data, apoiado uma entidade com um montante desta ordem”, “mas se o fazemos é porque a realidade financeira da câmara o permite sem provocar qualquer desequilíbrio orçamental”.
Recorde-se que a primeira pedra da futura Estrutura Residencial foi lançada no dia 23 de janeiro de 2024. O equipamento terá duas salas de refeição, 22 quartos duplos, oito quartos simples e oito quartos mistos, serviços de enfermagem, ginásio com reabilitação e fisioterapia, apoio domiciliário, Centro de Dia e 61 instalações sanitárias.
Além do espaço de receção e sala de espera, o projeto inclui ainda um ‘snack-bar’, cabeleireiro, gabinetes para técnicos, salas de reuniões, balneário para colaboradores e salas de atividade e de convívio.
Fotografia de facebook.com