12 Julho 2021      09:56

Está aqui

Santarém e Portalegre em risco máximo de incêndio

Os distritos de Santarém e Portalegre apresentam hoje, segunda-feira, um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a Lusa, em Santarém, os concelhos que se encontram em risco máximo de incêndio são Chamusca, Constança, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Sardoal, Tomar, Ferreira do Zêzere e Mação; enquanto em Portalegre os concelhos sob risco são Gavião, Nisa, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê ainda para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e aguaceiros fracos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã. Adicionalmente, a previsão aponta para vento fraco a moderado do norte/noroeste, por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro em especial durante a tarde com rajadas até 65 quilómetros por hora, e nas terras altas com rajadas até 75 quilómetros por hora no Centro e Sul.

Está ainda prevista uma descida de temperatura, sendo acentuada no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius em Portalegre e Évora, e os 14 em Beja. As máximas entre os 24 em Portalegre, os 27 em Évora e os 28 em Beja.