13 Março 2022      11:40

Está aqui

Santa Casa de Évora inaugura museu

A Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) é uma das primeiras do país e conta já com 520 anos de intervenção ao serviço das pessoas.

Ao longo destes cinco séculos, a SCME foi juntando um espólio documental de grande valor, disponível no Arquivo Distrital de Évora, e que permite conhecer a sociedade eborense nos últimos 500 anos, bem como conhecer o trabalho assistencial da Santa Casa, num espólio disponível ao público.

Mas também no património artístico a SCME é detentora de um largo espólio, essencialmente constituído por peças ligadas ao culto e à igreja, mas também peças de pintura, escultura e artes decorativas.

O Museu da Misericórdia terá a sua inauguração oficial a 16 de março, pelas 15h30,  e vai receber os visitantes com seis salas expositivas e culminando a visita na nave da Igreja, erigida em meados do Século XVI e profundamente remodelada no início da centúria de setecentos.

Durante o percurso, através das obras de arte expostas e da narrativa associada, o visitante ficará a conhecer as razões da sua fundação, o compromisso que a rege, a sua ligação com a cidade que a acolhe e em que domínios tem exercido atividade a Misericórdia de Évora ao longo dos mais de 520 anos da sua existência.

Para além da visita tradicional, e como elemento de apoio às peças exibidas, o museu disponibiliza ainda uma série de recursos gráficos e multimédia que permitem ao visitante aprofundar conhecimentos nas suas áreas de interesse, proporcionando-lhe desta forma uma experiência única e interativa.

A visita termina na nave da Igreja, onde o visitante mergulha num fascinante jogo de luz e cor resultante da confluência quase perfeita entre a talha dourada, a pintura a óleo e os painéis de azulejos, num cenário que ilustra toda a componente estética do período barroco.

Pode visitar o museu na Rua da Misericórdia, nº 5, em Évora, de 2ª a Sábado. Das 10h às 17h30, estando encerrado aos domingos e feriados.