18 Setembro 2018      15:28

Está aqui

S. Mateus em Elvas vai reviver a Romaria

A Associação Empresarial de Elvas, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas, promove a quarta edição do concurso de decoração de montras e estabelecimentos comerciais “Reviver a Romaria”.

A iniciativa, aberta a estabelecimentos dentro e fora do centro histórico, tem como objetivo unir os elvenses na “celebração da grande festa da nossa cidade, o São Mateus", e “que procura o envolvimento de toda a cidade no espirito destas festividades e que tanto orgulha o povo elvense, incentivando a decoração de montras/estabelecimentos com elementos ligados à maior romaria do Alentejo “O Senhor Jesus da Piedade”, refere a organização.

O concurso de decoração de montras/estabelecimentos “Reviver a Romaria” decorre de 20 a 30 de Setembro de 2018, com a votação a ser feita da seguinte forma: 50% da votação final será atribuída por um júri composto por três elementos ligados às artes e os outros 50% serão atribuídos através do Facebook, onde qualquer pessoa poderá votar na sua montra favorita.

A votação terá lugar entre os dias 20 e 30 de Setembro, que irá eleger o 1º, 2º e 3º classificado e a divulgação dos vencedores será feita no dia 30 de setembro de 2018.

Embora a organização não tenha números objetivos acerca do número de fiéis que vão participar na Procissão dos Pendões, em Elvas, garante que em extensão da procissão contabilizou 4 quilómetros. 

A Procissão dos Pendões é considerada o ponto alto das tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus que decorrem até dia 30 de setembro de outubro, na cidade de Elvas e, por isso é considerada como uma das maiores manifestações religiosas do país.

Junto à Igreja do Senhor Jesus da Piedade realiza-se, todos os anos, durante uma semana, a partir de dia 20 de Setembro, a Feira de São Mateus, conhecida como uma das maiores romarias do sul do país atraindo milhares de romeiros (no programa constam cerimónias religiosas, exposições, espetáculos musicais, tauromáquicos e pirotécnicos).

Durante essa semana festeja-se, assim, o Senhor Jesus da Piedade, começando estes festejos com a Procissão dos Pendões no dia 20 de Setembro. Esta é uma procissão só de pendões, sem andores. Os pendões representam a vida civil, religiosa e administrativa – as paróquias, as associações, confrarias, freguesias, localidades do concelho, mas não só, também fazem parte da procissão pendões dos concelhos vizinhos. A romaria termina uma semana depois, com a Procissão do Regresso dos Pendões. Depois do Selene Te-Deum de Ação de Graças, inicia esta procissão.

Imagem de capa da agência EFE

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.