8 Março 2023      10:49

Está aqui

Rui Nabeiro é o mais relevante e reputado líder em Portugal, considera estudo

O Comendador Rui Nabeiro, da Delta Cafés, foi considerado o líder com maior relevância e melhor reputação de 2022, apurou um estudo da consultora OnStrategy.

Depois de Rui Nabeiro, encontram-se nos primeiros cinco lugares do ranking, com uma reputação “robusta”, os líderes Paulo Macedo, da Caixa Geral de Depósitos, Pedro Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, Miguel Stilwell de Andrade, da EDP, e Alexandre Fonseca, da Altice.

Seguem-se, com uma reputação “moderado +”, Dionísio Pestana, do grupo Pestana, Miguel Maya Pinheiro, do Millennium BCP, Pedro Castro e Almeida, do Santander, Fernando Ulrich, do BPI, e João Bento, dos CTT.

Foram estes os líderes que ocuparam os 10 primeiros lugares, obtendo uma maior pontuação numa escala de 100 pontos e destacando-se entre os mais de 100 nomes identificados espontaneamente.

Os resultados deste estudo foram obtidos a partir da participação de mais de 50.000 cidadãos, que espelham a sociedade de Portugal no que respeita à distribuição geográfica, ao género, à idade, ao grau de formação e à classe social. As dimensões emocionais (referentes à imagem e comunicação) e racionais (Governo, Liderança e Resultados) dos líderes também foram tidas em consideração para este estudo.

A consultora fez saber que este se trata de um trabalho levado a cabo de forma contínua durante o ano, de acordo com a certificação das normas ISO20671, ligada à avaliação de estratégia e força, e ISO10668, referente à avaliação financeira.

“A construção reputacional dos líderes empresariais mostra-se maioritariamente associada à dimensão racional (perceções de governo, liderança e resultados), evidenciando uma vulnerabilidade no que respeita à sua comunicação e exposição com impacto direto na avaliação que os cidadãos fazem sobre a dimensão emocional; cada vez mais, e em particular em momentos de crises económicas e sociais, os cidadãos elegem os líderes como os principais embaixadores das marcas que orientam”, nota o Managing Partner da consultora OnStrategy, Pedro Tavares, citado pelo Diário de Notícias.

Esta consultora é responsável pelo estudo RepScore, que avalia o posicionamento e a reputação, de acordo com os níveis emocional e racional, de mais de 2.000 marcas presentes no mercado português.