10 Setembro 2019      15:20

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Rui Nabeiro é cara de campanha nacional pela melhoria da qualidade do ar

Portugal instituiu, de forma pioneira, o dia 12 de abril como Dia Nacional do Ar, desenvolvendo para o efeito a campanha nacional “por um país com bom ar”, coordenada pela APA, com o objetivo de sensibilizar a população para a mudança de comportamentos com vista à preservação da boa qualidade do recurso AR e Rui Nabeiro é uma das caras da campanha.

Esta campanha disponibiliza um conjunto de materiais gráficos disponíveis no site https://por1bom-ar.apambiente.pt/, sendo mais uma dimensão a privilegiar nas ações a desenvolver no âmbito da SEM, havendo já mais de uma centena de entidades aderentes à campanha, incluindo autarquias.

A 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) decorre de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros. Trata-se de uma campanha europeia que desde 2002 procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável, incentivando a adesão de municípios.

A edição deste ano pretende evidenciar que “Caminhar e pedalar em segurança” traz múltiplos benefícios ambientais, financeiros, ao bem-estar e à saúde dos cidadãos. Modos de transporte ativos, como andar a pé e de bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para melhorar a condição física e a saúde, em geral. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), assegura a coordenação técnica nacional deste projeto europeu, disponibilizando em www.apambiente.pt  informações sobre o planeamento e a organização da SEM, bem como instrumentos de trabalho e elementos de comunicação indispensáveis para as ações a realizar localmente.

 As inscrições deverão ser oficialmente feitas online pelas autarquias, no sítio europeu da campanha em http://registration.mobilityweek.eu/login.php?lang=pt e a lista atualizada das autarquias aderentes encontram-se em https://apambiente.pt/_zdata/SEM_DESC/2019/Documentos%20PT/CM_localidades_Part_Ap_2019Net.pdf.

 Em 2018 aderiram 95 municípios, a maior adesão desde a estreia desta campanha em 2002. O envolvimento e compromisso locais são imprescindíveis