15 Maio 2022      11:15

Está aqui

Rui Nabeiro dá nome a nova aceleradora de empresas do Alentejo

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) prepara-se para lançar concurso público para a construção de uma nova Aceleradora de Empresas a quem atribuiu o nome do fundador da Delta Cafés, Rui Nabeiro.

A nova infraestrutura obteve um financiamento de cerca de um milhão de euros e, segundo João Grilo, presidente do Conselho de Administração da ADRAL, o processo encontra-se em fase de licenciamento na Câmara Municipal de Évora, que "não deve tardar a emitir licenças para que possamos arrancar com a obra ainda este verão".

O espaço Aceleradora de Empresas Rui Nabeiro vai poder instalar "mais de duas dezenas de empresas" e incluirá também laboratórios de prototipagem, "uma área onde a ADRAL já se especializou com o FabLab do ÉvoraTech, uma das incubadoras de empresas integrada na rede da Agência" adianta João Grilo.

Quando questionado pelo nome atribuído ao novo espaço empresarial, João Grilo explica que Rui Nabeiro "é um símbolo vivo do Alentejo" e um empresário que "procurou sempre inovar" e a decisão de atribuir o seu nome à Aceleradora é uma "homenagem justa e com muita força simbólica".

A Delta Cafés é uma das grandes acionistas da ADRAL, é a "empresa do Alentejo e uma das entidades regionais mais reconhecidas no País e em todo o mundo. É o que desejamos alcançar para nós com este novo projeto da Agência".

A operação resulta da estratégia de longo prazo traçada pela ADRAL - com vista ao contributo para o estabelecimento de um ecossistema de inovação regional robusto e capaz de gerar aumentos de competitividade relevantes no tecido empresarial que o integra, defende João Grilo e explica que o espaço "pretende unificar num centro de inovação digital, os serviços de apoio técnico, os espaços de empreendedorismo da ADRAL e fomentar uma permanente integração com parceiros chave, ao nível das IES, dos Municípios e serviços da AP, mas também de empresas âncora, líderes nas suas áreas, que possam contribuir com desafios e projetos para a aceleração e concretização de projetos geradores de valor para o território".