25 Janeiro 2018      13:53

Está aqui

ROMARIA A CAVALO VOLTA A VIANA DO ALENTEJO EM ABRIL

A tradicional Romaria a Cavalo volta a ligar Moita e Viana do Alentejo entre 25 e 29 de abril.
 
Com um percurso de cerca de 150 quilómetros, percorridos ao longo de 5 dias, feito pela antiga canada real, ou Estrada dos Espanhóis, a romaria, que esteve interrompida durante mais de 70 anos e foi recuperada há 17 anos, volta a mobilizar as Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo e cerca de um milhar de participantes, numa experiência única de 5 dias por caminhos antigos e cheios de história.
 
A chegada a Viana do Alentejo está prevista para o dia 29 de abril, ao final da tarde e os romeiros serão recebidos com animação de rua e um programa cultural que assenta nas tradições locais e que engloba música, cante alentejano e dança.
 
Esta Romaria a Cavalo é uma tradição do tempo em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.
 
Em 2011 a Romaria a Cavalo foi distinguida com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, com uma menção honrosa, na categoria eventos, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.
 
Imagem de capa de Ana Simões.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.