23 Junho 2018      03:41

Está aqui

Riscos de falhas do SIRESP no distrito de Évora

Há uma matéria que tem sido muito pouco falada na nossa região, mas que nos deve deixar preocupados. Tem a ver com o risco de falhas do SIRESP no distrito de Évora.

Recentemente, através de declarações à imprensa regional, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, informou que em 2017 o SIRESP não funcionava no distrito de Évora, tendo uma cobertura de apenas 40% do território.

Um ano depois, e aproximando-se a época de incêndios de 2018, o dirigente declarou à Rádio Campanário que “a cobertura, naquilo que tenho informação, está exatamente na mesma”.

Questionado sobre esforços feitos para colmatar o problema, declarou que “não compete à Federação resolver a falha”, sendo que em resultados de exercícios anteriormente realizados, “já estava referenciado” há algum tempo, “e foi comunicado a todas as autoridades” competentes.

Segundo declarações do mesmo responsável, a Federação está a trabalhar “com a Liga dos Bombeiros Portugueses e a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a fazer formação a todos os bombeiros e a levar a todos os bombeiros mais equipamentos”.

Desta forma, e mantendo-se a situação no que concerne à cobertura, está a ser desenvolvido trabalho “em termos de formação, de códigos e de georreferenciação de viaturas. […] É um trabalho que já devia estar concluído, mas ainda não está, esperamos concluí-lo rapidamente”.

 Esta é uma situação que nos deve deixar preocupados. Olhando para os graves problemas que ocorreram no ano passado, noutras regiões do País, não parece ser possível deixar este assunto descuidado. Merece ser denunciado e resolvido!

É fundamental obter respostas por parte do Governo no sentido de uma resolução imediata desta grave situação.

É essa a verdadeira expectativa.