O município de Rio Maior, no âmbito do Programa Valorizar e dos apoios ao Turismo Literário, vai investir 530 mil euros na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo em São João da Ribeira, transformando-a numa Casa Museu e Residência Artística, avança o portal Comércio e Notícias.
Com o apoio do Turismo de Portugal, que comparticipa este investimento em cerca 300 mil euros, pretende-se que, além da recuperação de todo o imóvel e a promoção da sua visitação, seja criado o Roteiro Ruy Belo, permitindo a quem visita o espaço ficar a conhecer as gentes e lugares da terra natal do poeta. Adicionalmente, a autarquia pretende criar a marca “Ruy Belo”, que servirá de base a todo o merchandising e eventos associados a esta Casa Museu.
O município vai ainda implementar o Prémio Literário Nacional Ruy Belo, dedicado a incentivar a publicação de obras no domínio da poesia, bem como lançar a Bolsa de Investigação Ruy Belo, como incentivo ao estudo da obra e vida do autor nascido em São João da Ribeira.
Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, realça que “Ruy Belo empresta a Rio Maior um marco inigualável de cultura. Sempre fui da opinião, e é isso que tenho tentado transmitir, que Ruy Belo e todo a sua fantástica obra não devem nem podem ser assinaladas pontualmente, sem um programa abrangente, digno e dignificador. Foi precisamente isto que tentámos programar”.
De acordo com a autarquia, este será mais um polo turístico do concelho, capaz de atrair visitantes com interesse na literatura de Ruy Belo, poeta cujo trabalho é considerado uma das obras cimeiras da poesia portuguesa contemporânea, apesar da brevidade da vida do poeta.
Fotografia de arquivos.rtp.pt