30 Agosto 2016      10:12

Está aqui

A REVOLUÇÃO ARQUITÉTONICA DE AZENHA DO MAR

A localidade de Azenha do Mar, na freguesia de S. Teotónio, em Odemira (Beja), recebe uma exposição 8 trabalhos arquitetónicos referentes ao Concurso Internacional de Ideias – Europan#13, de 9 de setembro a 6 de novembro.

A exposição tem por base o concurso a valorização da aldeia piscatória, levado a efeito pelo município, com o intuito de a adaptar às dinâmicas atuais e desenvolver de forma sustentável o elevado potencial turístico.

O projeto vencedor foi atribuído ao Limenochora, apresentado por uma equipa de Bari, Itália, e constituída por Alessandro Labriola, Antonietta Canta, Daniela Mancini, Giuditta Matarrese, Roberto Carlucci e Maria Piepoli.

 Também em destaque estiveram os projetos “Second Lines”, de uma equipa constituída por Francesco Marras, Adriano Dessi’, Aurora Perra, Francesca Oggaiano, Philip Groch, Frederico Aru, com a colaboração de Federico Serc, oriunda de Bonacardo, também de Itália e que recebeu Menção Honrosa.

Houve ainda duas Citações Especiais para os projetos Amphibia e Reconance(s) as Chan(c)ge, apresentados, respetivamente, pela equipa de Atenas, Grécia, constituída por Styliani Daouti, Giorgos Mitroulias, Michaeljohn Raftopoulos, em colaboração com Lasonas Houssein, e pela equipa de Braga, constituída por Sara Ferreira, Fernando Ferreira e Daniel Pereira.

A Europan é uma federação europeia de organizações nacionais com ação em torno dos temas atuais do urbanismo e que, desde 1997, já ofereceu oportunidades arquitetónicas a 28 cidades portuguesas.

Nesta 13ª edição do “Europan” - com o tema "Cidade Adaptável" - Portugal teve três representantes: Odemira, Barreiro e Santo Tirso.

O desafio que a autarquia alentejana, com foco em Azenha do Mar, foi o de criar dinâmicas positivas a partir de uma situação difícil - isolamento dos habitantes - bem como a o surgimento de potenciais relações com outros territórios e novas dinâmicas.

Decorrerá também uma sessão de apresentação e debate em torno do projeto vencedor no dia 9 de setembro, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em S. Teotónio.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.