21 Novembro 2021      00:07

Está aqui

Retratos de Reguengos pela lente de José Miguel Soares

A exposição ‘Retratos de Reguengos’, com fotografias de José Miguel Soares, será inaugurada na Galeria de Arte da Igreja de Santiago em Monsaraz, a 27 de novembro.

Patente até dia 23 de janeiro de 2022, a exposição com a marca da Malvada Associação Artística, resulta de um longo processo criativo e de inclusão com seniores, integrado no projeto ‘Topofilias’.

No concelho de Reguengos de Monsaraz, as fotos tiveram lugar na Barrada, em Monsaraz, São Pedro do Corval, Santo António do Baldio, Telheiro, Motrinos e em Reguengos, com registos fotográficos e retratos feitos no espaço público, nas casas dos habitantes ou nos seus locais de trabalho.

A realização destas sessões de partilha, de mapeamento e de retrato marcou, em muitos casos, o retomar das atividades e o encontro entre membros de um grupo, entre vizinhos e entre familiares, revestindo-se as mesmas de um especial significado para os participantes e constituindo-se como um momento de grande alegria e convívio.

Durante todo o processo, desenvolveu-se com os participantes o exercício da memória, no qual se incentivou o ato de recordar e de estabelecer conexões, a aproximação e a partilha através da fotografia, o empoderamento e a inclusão no ato de ser retratado. Ao longo das várias sessões realizadas no concelho, a equipa da Malvada conheceu aprofundadamente o território e criou laços e relações com o Município, os residentes, as localidades, os grupos, restaurantes e os comerciantes. O território é, para além de físico, social e emocional, composto e estruturado por aqueles que o vivem. Todos estes tempos e lugares, e as memórias que lhes estão associadas, ganham corpo naqueles que os habitam e que por eles se deixam habitar.

Esta exposição inclui-se no projeto ‘Topofilias’, que envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento e tem como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano. Realizado nos Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, o projeto inclui-se no Transforma - Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela CIMAC e é apoiado pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Esta é uma das cinco exposições fotográficas apresentadas nestes concelhos entre outubro e dezembro de 2021.

 

 Fotografia de José Miguel Soares