15 Dezembro 2021      09:51

Está aqui

Restaurante “Esporão” distinguido com Estrela Michelin

O restaurante “Esporão”, em Reguengos de Monsaraz, acaba de ser distinguido com a sua primeira Estrela Michelin e uma Estrela Verde, com o chef Carlos Teixeira.

Na sua página de Facebook, o “Esporão” refere que “este reconhecimento vem valorizar a excelência e a consistência desta grande equipa. Os últimos anos foram de muito trabalho, dedicação e resiliência. Estamos muito orgulhosos. Um brinde a todos”.

De acordo com o Diário de Notícias, são mais cinco os restaurantes portugueses que passam a poder ostentar uma estrela Michelin e a fazer parte do guia da Michelin, na edição de 2022: o restaurante Vila Foz (Porto), liderado pelo chef Arnaldo Azevedo; o Cura (Lisboa), pelo chef Pedro Pena Bastos; o restaurante “A Ver Tavira”, do chef Luís Brito; e o Al Sud, em Lagos, do chef Louis Anjos.

Durante a gala de prémios, foi ainda anunciado, pelo segundo ano consecutivo, as estrelas verdes Michelin – que destacam os restaurantes que estão na vanguarda da gastronomia sustentável.

Portugal estreou-se nesta categoria com o restaurante “Esporão”, em Reguengos de Monsaraz, e o madeirense “Il Gallo D´Oro” a receberem ambos estrelas verdes.

Segundo Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias Michelin, “as nossas equipas também observaram que cada vez mais estabelecimentos mostram um maior interesse em oferecer uma cozinha mais preocupada com as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Não podemos se não congratularmo-nos e apoiar este movimento fundamental, ilustrado este ano com a atribuição de uma Estrela Verde a oito novos restaurantes especialmente comprometidos com estes fatores”.

Depois de um ano em que a gala das estrelas Michelin foi exclusivamente virtual, sem público, os cerca de 600 convidados puderam estar presentes no auditório do Palau de les Arts Reina Sofía de Valência para conhecerem ao vivo a seleção de 2022.

Por isso mesmo, a organização chamou ao palco os “estrelados” de 2021 que não puderam estar presentes devido à pandemia, como o chef Ljubomir Stanisic do restaurante 100 Maneiras e o chef espanhol Eneko Atxa, que tem uma estrela Michelin no seu restaurante de Lisboa (Eneko Lisboa).

O guia deste ano inclui 1362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais se encontram 11 restaurantes com três Estrelas, 40 com duas Estrelas, 211 com uma Estrela e 284 Bib Gourmand (Portugal tem 41 restaurantes nesta categoria que abarca restaurantes com preços abaixo dos 35 euros por pessoa).

 

Fotografia de facebook.com