10 Agosto 2020      12:34

Está aqui

Resolução do surto em Reguengos de Monsaraz satisfaz União das IPSS de Évora

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Évora revelou-se satisfeita com o anúncio da Autoridade de Saúde Pública sobre a instauração de um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz.

Em comunicado citado pela Lusa, a UDIPSS refere que o anúncio feito pela Autoridade de Saúde Pública no sábado, sobre a “total resolução” do surto que eclodiu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da sua associada Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), a “enche de satisfação”.

A entidade reconhece ainda o “árduo trabalho” e o “esforço colossal” de todas as instituições sociais que marcaram a sua ação nos últimos meses. Além disso, deixa uma mensagem de “esperança de que no futuro, ainda que novas vagas desta pandemia possam surgir, estaremos mais fortes e mais unidos e responderemos ainda melhor, pois a turbulência é sempre rastilho da revitalização e da reinvenção de objetivos, de estratégias e da ação”.

Recorde-se que o Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 no lar da FMIVPS, que já provocou 18 mortos, informação divulgada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na passada sexta-feira, dia 7 de agosto.

A PGR revelou ainda à Lusa que já recebeu o relatório da Ordem dos Médicos (OM) para avaliar as circunstâncias clínicas do surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, indicando que o documento se encontra “em análise”. A auditoria concluiu que o lar onde começou o surto não cumpria as orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), com a comissão da OM a apontar responsabilidades à administração e a fazer também críticas à Autoridade de Saúde Pública e à Administração Regional de Saúde.

A Ordem dos Advogados (OA) vai ainda fazer “o enquadramento jurídico” das conclusões do inquérito dos médicos ao surto de covid-19 no lar para determinar consequências, afirmou Luís Menezes Leitão, bastonário dos Advogados.