As obras de requalificação da Escola Básica Integrada de Ammaia, em Marvão, no distrito de Portalegre, vão ser inauguradas no dia 13 deste mês, num investimento de cerca de quatro milhões de euros.
A escola, situada na aldeia de Portagem, encerrou para obras no decorrer do ano letivo de 2022/2023 e, após a empreitada, foi reaberta durante o terceiro período do último ano letivo, realizando-se agora a inauguração oficial.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, explicou que a escola “tinha carência” e necessitava de ser adaptada às necessidades atuais da comunidade escolar.
“A escola foi toda requalificada, num investimento de quase quatro milhões de euros, uma parte financiada pelo Programa Portugal 2020 (85%) e a outra parte pelo município”, disse o autarca.
A reabilitação do estabelecimento de ensino envolveu a construção de um pavilhão gimnodesportivo, que “servirá também para eventos promovidos pela população”, novas salas de aula, de professores e de convívio e intervenções no exterior da escola.
“Uma grande parte do investimento foi no pavilhão gimnodesportivo, que faltava à escola”, sendo essa “uma das carências que os alunos tinham”, sublinhou.
O autarca explicou ainda que, durante as obras no estabelecimento de ensino, que é sede do Agrupamento de Escolas de Marvão, os cerca de 180 alunos da Escola Básica de Ammaia foram transferidos para a Escola Básica Integrada Doutor Manuel Machado, em Santo António das Areias.
Luis Vitorino indicou ainda que o Agrupamento de Escolas de Marvão conta com um universo de cerca de 210 alunos.
A sessão de inauguração das obras de requalificação e modernização da escola está marcada para as 14:00 do próximo dia 13, segundo a câmara municipal.
Imagem de Facebook