18 Agosto 2022      09:15

Está aqui

Reguengos de Monsaraz vai reduzir consumos de água

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz acaba de anunciar que se encontra a desenvolver uma campanha de promoção ambiental focada na poupança da água, que engloba a implementação de “ações e trabalhos de mitigação e redução dos consumos de água nos serviços municipais”.

Em comunicado, a autarquia explica que a primeira fase da campanha “5 Dicas para Reduzir a sua Fatura de Água” teve início no mês passado e irá terminar no final de agosto. Além disso, está a “ser desenvolvida através das redes sociais com cinco propostas para reduzir os consumos de água na casa de banho, na cozinha, nos espaços exteriores e na agricultura”.

Já a segunda fase da campanha “incidiu na divulgação na ExpoReg e na produção de um folheto que vai ser distribuído à população juntamente com a fatura da água”, menciona o município.

De acordo com a mesma fonte, a campanha vai terminar “com workshops de 20 minutos para os alunos nas escolas básicas do primeiro ciclo do concelho durante as três primeiras semanas de aulas, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz”.

Quanto às “ações de redução dos consumos de água nos serviços municipais”, a câmara justifica ainda que irá “colocar equipamentos de elevada eficiência hídrica nos edifícios municipais para reduzir os consumos em 50 por cento”, acrescentando que se encontra a “efetuar o levantamento das necessidades de equipamentos nos Paços do Concelho e no pavilhão gimnodesportivo”.

A autarquia adianta também que, “devido à seca meteorológica extrema, a rega dos espaços verdes do concelho está a ser realizada desde o início desta semana exclusivamente para assegurar a sobrevivência das espécies, ficando a vegetação menos viçosa, mas sem colocar em causa a sua preservação”.

Adicionalmente, o município está a desenvolver, em conjunto com a Águas do Vale do Tejo e junto da Agência Portuguesa do Ambiente, “os processos de reutilização de água residual tratada da Estação de Tratamento de Águas Residuais para a limpeza e desobstrução da rede de saneamento de esgotos e para a lavagem de viaturas”.

Segundo o comunicado, a autarquia pretende ainda “reduzir em mais de 50 por cento os consumos de água nas piscinas municipais exteriores, através da utilização dos sistemas de tratamento e filtração das piscinas, mas também nos lava-pés com trabalhos de manutenção e redução de abertura das válvulas que vão permitir poupar mais de 70 por cento da água que atualmente se gasta”.

Só com esta ação, o município diz prever “economizar mais de sete milhões de litros de água por ano nas piscinas municipais exteriores e de 300 milhões de litros de água nos lava-pés em cada época balnear”.

 

Fotografia de visitalentejo.pt