28 Maio 2023      12:06

Está aqui

Reguengos de Monsaraz promove-se em Lisboa

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz irá realizar de 1 a 4 de junho uma iniciativa promocional em Lisboa.

O programa terá início no dia 1 de junho, às 10h30, na biblioteca da Casa do Alentejo, com a realização de uma mesa-redonda sobre o tema "Água e Agricultura: Bloco de Rega de Reguengos como base para a sustentabilidade de uma região".

A mesa-redonda contará com a presença de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Pedro do Carmo, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, José Pedro Salema, Presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, José Gonçalves, agricultor e colunista no site Agroportal, Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação de Agricultores de Portugal, e Bruno Pateiro, empresário agrícola de Reguengos de Monsaraz. Seguir-se-á um almoço na Sala Agostinho Fortes da Casa do Alentejo, confecionado por Luís Leitão, do Restaurante Moira. À tarde, será realizada uma exposição de artesanato e produtos regionais do concelho na Assembleia da República, com a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz.

No dia 2 de junho, das 11h às 13h, haverá uma ação de divulgação do concelho de Reguengos de Monsaraz na Estação de Santa Apolónia. Às 11h, na biblioteca da Casa do Alentejo, será feita a apresentação da Capital Europeia da Cultura de 2027, que ocorrerá em Évora.

Durante a tarde, na Casa do Alentejo, será inaugurada uma exposição de artesanato com peças produzidas no Centro Oleiro de São Pedro do Corval, mantas de Reguengos, chocalhos e mobiliário com pintura alentejana, além de uma mostra dos vinhos dos 11 produtores do concelho. Às 18h30, na biblioteca da Casa do Alentejo, será lançada a segunda edição do livro "Monsaraz – Reconstruir Memória", de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, seguida de um jantar na Sala Agostinho Fortes, preparado por José Manuel Morgado, do restaurante Taberna Al-Andaluz.

No sábado, dia 3 de junho, haverá um encontro com jovens reguenguenses que trabalham ou estudam em Lisboa, na biblioteca da Casa do Alentejo, às 11h. À tarde, na Taberna da Casa do Alentejo, haverá um concerto com Sérgio Galante e Leonor Batista. Também durante a tarde, na Rua das Portas de Santo Antão, haverá uma demonstração de artesanato e uma prova de vinhos. Entre as 18h30 e as 20h30, na Taberna da Casa do Alentejo, serão interpretados fados de Alberto Janes, compositor de Reguengos de Monsaraz, por Luís Caeiro, Vera Varatojo e Cajó Soares.

No dia 4 de junho, a partir das 11h, o Município de Reguengos de Monsaraz promoverá arruadas desde as Portas de Santo Antão até à Praça do Comércio, com as atuações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. Na Praça do Rossio, das 11h às 13h, será realizada uma ação de divulgação do concelho com degustação de produtos regionais.

Ao meio-dia, na Sala Agostinho Fortes da Casa do Alentejo, será servido um almoço preparado por Luís Fonseca, do restaurante Monte de Palaios. Às 15h30, será prestada homenagem a Jacinto Fernandes Palma (1895-1968), natural de Reguengos de Monsaraz e fundador da Casa do Alentejo. Seguir-se-á um concerto na Casa dos Espelhos com a participação do Coro Polifónico e da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, do Coro Polifónico e da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.