31 Agosto 2018      17:54

Está aqui

Reguengos de Monsaraz prepara conferência mundial de enoturismo

José Calixto, Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz

O município de Reguengos de Monsaraz vai receber a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo em 2020, um evento promovido pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e que reúne especialistas do setor a nível mundial, para debater as suas problemáticas e apontar estratégias para o desenvolvimento do turismo de vinhos.

O evento resultou da visita do Secretário-Geral da OMT a Portugal este ano e "traduz o reconhecimento da forma como Portugal é hoje visto como um case study internacional no turismo", segundo a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera "uma honra", ter a confiança do Governo de Portugal e da Organização Mundial de Turismo para assumir a liderança da organização da quinta edição da Conferência Mundial de Enoturismo, a realizar no outono de 2020”. O autarca sublinha que “este evento de dimensão mundial representará o culminar de uma fase de ouro da promoção do território de Reguengos de Monsaraz no Mundo, a qual se iniciou com a proclamação pela RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho do nosso território como Cidade Europeia do Vinho 2015. Cinco anos depois assumiremos a organização do maior evento que se realiza no Mundo sobre Enoturismo”.

O concelho de Reguengos de Monsaraz tem atualmente cerca de quatro mil hectares de vinhas e integra 10 produtores de vinho, nomeadamente a CARMIM, Esporão, Casa de Sabicos, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Luis Duarte Vinhos, Adega do Calisto, Monte das Serras e São Lourenço do Barrocal, que em conjunto produzem anualmente mais de 25 milhões de litros de vinho. Os enoturismos do Esporão e da Ervideira recebem cerca de 50 mil visitantes por ano.

Reguengos de Monsaraz foi a Cidade Europeia do Vinho em 2015, uma distinção atribuída pela RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho que fomentou a realização de mais de 150 iniciativas promocionais em Portugal e no estrangeiro. No ano seguinte, a autarquia registou a marca Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal e está a desenvolver uma campanha internacional de promoção que já teve ações de divulgação em feiras e congressos internacionais de turismo na China, Brasil, França, Polónia, Espanha e Alemanha.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão