17 Setembro 2019      09:47

Está aqui

Reguengos de Monsaraz: Praça da Liberdade vai mudar e para melhor

A requalificação da Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz deu ontem um passo para a sua concretização com a assinatura do Programa de Concurso e Caderno de Encargos do Concurso Público daquela empreitada, orçada em cerca de 860 mil euros.

O projeto de requalificação pretende a devolução deste espaço à ulização pedonal, lúdica, plurigeracional e mulfuncional, com a utilização de calcário em conjunção com o granito nas mais diversas formas.

O reordenamento do trânsito e do estacionamento votando o lado Poente ao uso e acesso pedonal exclusivo ditam uma nova estrutura urbana deste espaço.

Assim, o tabuleiro Poente será destinado à instalação de esplanadas e integrará um conjunto de mobiliário urbano que apela à estadia. Paralelamente propõe-se um espaço com 35m2 de carácter mulfuncional e que no seu expoente máximo será um palco.

O tabuleiro Nascente, e porque encerra um conjunto de serviços, mantém a circulação em torno do tabuleiro apenas num sentido com estacionamento paralelo à via de circulação nos dois sentidos. Realça-se um lugar específico para cargas e descargas. Este estacionamento integra ainda estacionamento para mobilidade condicionada. A via de circulação terá a possibilidade, através de pilaretes retratéis, de ser fechada na totalidade em dias ou eventos específicos.

O tabuleiro Nascente irá integrar, para além de mobiliário urbano que convida à estadia, no caso 11 bancos, uma bica, 12 papeleiras, estacionamento para bicicletas e um quiosque.

A Este estará associada uma zona de esplanada. O tabuleiro Nascente terá ainda um elemento de água que se caracteriza por um conjunto de repuxos e vaporizadores e que convidam ao convívio para todas as idades. Ambos os tabuleiros são atravessados pela ciclovia num espaço canal devidamente estruturado para o efeito e que garante os necessários atravessamentos dos peões que circulam na Praça em segurança.

O projeto inclui ainda duas “ilhas” localizadas na zona Sul da Praça apesar de estarem separadas dos tabuleiros principais pelas vias de circulação automóvel, são ligadas aos mesmos através de passadeiras devidamente sinalizadas e que convidam à fruição do espaço como um todo. Estas duas zonas na parte Sul da Praça têm como objectivo o enquadramento da Igreja Matriz e da envolvente ao Auditório Municipal. Para além disso o espaço foi sublinhado através de iluminação específica em determinados elementos nomeadamente em todas as árvores, no elemento de água e nas fachadas históricas.

Uma mudança extraordinária, portanto.