20 Maio 2020      09:00

Está aqui

Reguengos arranca com obras de requalificação da sua praça central

As obras de requalificação da Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, arrancam hoje, dia 20 de maio, num investimento de cerca de 880 mil euros apoiado em 85 por cento por fundos comunitários.

A obra esteve inicialmente prevista começar em março mas a situação de pandemia levou a autarquia a adiar o seu arranque.

A requalificação da Praça da Liberdade está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e tem um prazo de conclusão de 270 dias. A autarquia decidiu aumentar a área pedonal e criar zonas amplas para esplanadas para os espaços de restauração no tabuleiro poente, com novas árvores e uma estrutura de apoio com palco para atividades culturais. Nesse lado da praça será ainda instalado um sistema de jogo de água formado por 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro para baixar em três ou quatro graus centígrados a temperatura ambiente no verão.

O tabuleiro nascente da praça vai manter a circulação automóvel num sentido para acesso aos serviços existentes, com estacionamento, uma zona de esplanada e um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria. Os dois tabuleiros serão atravessados pela ciclovia e a principal via de circulação automóvel da praça poderá ser fechada com pilaretes retráteis quando existirem eventos. A Praça da Liberdade terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, assim como um carregador rápido para veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases. 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.