2 Novembro 2018      10:19

Está aqui

Regata dos Campeões disputada em Alqueva

O grande lago vai receber entre 17 e 18 de novembro o Torneio SB20 do Alqueva, que reúne os campeões nacionais das classes de vela mais representadas em Portugal, assim como alguns dos atletas nacionais com maior projeção internacional. 

Vasco Serpa, da SailCascais, uma das entidades que está a organizar o evento, tem expetativas elevadas relativamente ao Torneio: "Estamos bastante entusiasmados com este evento. Portugal tem uma bela costa, sem dúvida, mas temos mais do que isso. É uma excelente oportunidade para mostrar o potencial que o Lago Alqueva, uma barragem no Alentejo, tem para a prática de desportos náuticos e de fomentar atividades que possam dinamizar ainda mais a região".

Para Serpa há "inúmeros exemplos pela Europa e pelo mundo de grandes centros de atividades náuticas que se desenvolvem em regiões do interior. O Alqueva é claramente uma opção que pode abranger uma grande área geográfica muito para além das nossas fronteiras".

Uma das atividades incluídas no programa é um batismo de vela a alunos dos Agrupamentos de Escolas de Moura e Amareleja, no dia anterior à prova - sexta-feira 16 de Novembro - que visa aproximar a população mais jovem da prática de atividades desportivas em torno do lago.

A regata realizar-se-á em embarcações da classe SB20, um monotipo - todos os barcos são iguais - e as suas características permitem criar condições de igualdade para todas as tripulações.

Frederico Melo, Bernardo Freitas e António Fontes - os 3 velejadores portugueses presentes na última edição da Volvo Ocean Race - os velejadores olímpicos Jorge Lima e José Costa que acabaram de qualificar Portugal para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, Diogo e Pedro Costa e Martinho Fortunato todos eles ex-Campeões do Mundo de 420, Diogo Pereira, atual Vice Campeão Europeu de Dragão são alguns dos nomes da vela nacional que participarão neste evento. 

A organização, a cargo da Câmara Municipal de Moura, TradeWinds e da SailCascais conta com o cofinanciamento do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, concedido através da Turismo do Alentejo, ERT.
 
Imagem de capa de navigamus.info
 
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.