23 Maio 2018      08:49

Está aqui

Referendo dos estudantes diz não mas garraiada em Évora vai acontecer na mesma

O resultado do referendo à garraiada na academia eborense, aponta para uma vitória do não, com 61% dos votantes. Apesar da vitória do não, os estudantes já têm marcada uma "Vacada Académica" para dia 26 de maio, em Évora. A iniciativa partiu do Núcleo de Estudantes de Agronomia, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Arquitectura Paisagista de Universidade de Évora e da associação Protoiro, uma organização nacional a favor das touradas.

O referendo à garraida na Queima das Fitas em Évora surgiu na sequência da marcação de uma assembleia de estudantes extraordinária, pedida por um grupo de estudantes que se opõe à garraiada, liderado por um estudante de Medicina Veterinária, e que fez aprovar o referendo.

O Bloco de Esquerda já fez saber em comunicado que se congratula com a abolição da Garraiada Académica do Programa Oficial da Queima das Fitas, em linha com o que sempre defendeu: "o fim de todo e qualquer apoio público e institucional a actividades que utilizem e explorem animais, causando-lhes sofrimento em troca do entretenimento humano".

O debate em torno da manutenção desta "tradição" nos festejos das Queimas das Fitas começou em Coimbra com um referendo a ditar o fim da Garraiada, com o apoio de mais de 70% dos votos, e ameaça espalhar-se por todo o país, onde é uso a utilização de touros juvenis em simulações de pegas como as que acontecem em touradas.

Imagem de capa de uniarea.com