2 Maio 2023      09:31

Está aqui

Redondo promove Encontro Literário no Coração do Alentejo

Ricardo Araújo Pereira e Carlos Vaz Marques

O município de Redondo dá início amanhã, quarta-feira (03), ao Palavras ao Vento – Encontro Literário no Coração do Alentejo / XXXV Feira do Livro, que se prolonga até ao dia 13 de maio (sábado), e que apresenta um programa variado, com eventos, atividades, exibições, cinema, leituras, música e workshops.

O dia de amanhã fica marcado pelas presenças de Ricardo Araújo Pereira e Carlos Vaz Marques, que vão estar à conversa no Palco Fonte, no Jardim Municipal, a partir das 21:30. Antes, este evento, que tem a abertura oficial marcada para as 18:00, conta ainda com uma atuação do grupo New Alliance, no Coreto, no Jardim Municipal, às 19:00.

Na quinta-feira (04), o dia começa com “À Roda da Poesia”, às 18:00 (Tenda Autores – Jardim Municipal). Depois, está prevista a apresentação do 28.º Prémio Literário Dr. Hernâni Cidade, às 21:00 (Coreto – Jardim Municipal), seguindo-se um momento musical com o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, às 22:00, no mesmo local.

Na sexta-feira (05), a atividade “Tome Poesia 2 Vezes ao Dia” vai realizar-se às 10:00, em simultâneo no Centro de Saúde de Redondo e na extensão de Saúde de Montoito. À noite, a partir das 20:00, há um “Jantar Literário Queirosiano”, no Café Concerto do Centro Cultural de Redondo. O jantar tem um custo de 10€, sendo necessário proceder a uma inscrição, através do email eventos@cm-redondo.pt. O dia termina com um concerto do grupo Noctívagos, marcado para as 22:00 (Coreto – Jardim Municipal).

O dia de sábado (06) começa com duas atividades, uma oficina dedicada ao Dia da Mãe (Tenda Lúdica – Jardim Municipal) e uma tertúlia “Partilha e História do Cante” (Tenda Autores – Jardim Municipal), estando ambas marcadas para as 11:00. À tarde, há outras quatro atividades previstas: a apresentação do livro “Lamura”, de Suzy Bila, e uma pintura mural com a artista (15:00, Tenda Lúdica – Jardim Municipal), pinturas faciais e esculturas em balão (16:30, Jardim Municipal), Oficina do Dia da Mãe (17:00, na Tenda Lúdica – Jardim Municipal) e “Herdeiros de Saramago”, uma conversa de Carlos Vaz Marques com Afonso Reis Cabral e Bruno Vieira Amaral (21:00, Palco Fonte – Jardim Municipal).

No domingo (07), assinala-se o Dia da Mãe e, por isso, este dia começa também com uma Oficina dedicada a esta data (11:00, Tenda Lúdica – Jardim Municipal). Depois, há yoga para crianças (15:00, Jardim Municipal), pinturas faciais e esculturas em balão (16:00, Jardim Municipal), inauguração da Biblioteca Itinerante Armando Carmelo e homenagem ao autor (16:00, Jardim Municipal), oficina de culinária para mães e filhos (17:00, Tenda Lúdica – Jardim Municipal) e concerto do grupo Soulface (21:00, Palco Fonte – Jardim Municipal). 

A segunda-feira (08) fica marcada por duas sessões de apresentação do projeto Dignipédia Global – de manhã, com os oradores Susana Alves, Rui Rego, Fernanda Recto e Elísio Gala (10:30) e, à tarde, com Frederico Pedreira, Susana Alves e Rui Rego (14:00), realizando-se ambas no Centro Cultural de Redondo. A partir das 17:00, realiza-se um encontro de poetas populares (Tenda Autores – Jardim Municipal).

Duas atividades “Lá Vai Uma, Lá Vão Duas, Com a Bru Junça” decorrem na terça-feira (09), na Biblioteca Escolar do 1.º Ciclo (às 14:00 e às 15:00) e, no mesmo dia, às 21:00, na Enoteca de Redondo, Elísio Gala apresenta “Porque é que Platão Incomoda Tanta Gente?”.

O programa de quarta-feira (10), inclui apresentação do documentário “Viagem ao Interior” (10:00, Centro Cultural de Redondo), “Literatura e Viagens”, por João Ferreira Oliveira (18:00, Tenda Autores – Jardim Municipal) e apresentação da obra “As Leiras do Trigo”, de Mariana Lopes (21:00, Biblioteca Municipal de Redondo).

A atividade “Tome Poesia 2 Vezes ao Dia” regressa na quinta-feira (11), no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo e na Obra de São José Operário, em Montoito (às 15:00), e no Lar Terceiro Éden (às 16:00). Às 18:00, há “Os Gémeos e a Arca do Tempo”, por Joaquim Santos (Tenda Autores – Jardim Municipal), e  “Leitoras à Beira de um Ataque de Nervos”, às 21:30, no mesmo local.

O dia de sexta-feira é dedicado à leitura do livro “Uma Lição Vinda do Mar”, por Carmen Garcia (14:00, Auditório da Escola Secundária), seguindo-se a apresentação do livro “A Última Solidão” e uma sessão de autógrafos, também com Carmen Garcia (18:00, Tenda Autores – Jardim Municipal). À noite, há uma junção entre a literatura e o cinema, através da exibição do filme “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen (21:30, Jardim Municipal).

O último dia desta iniciativa, sábado (13), começa com duas Oficinas com André Garcia Pimenta, uma de Postal Pop-Up (Leão) e outra de Postal Pop-Up (Rato), na Tenda Lúdica – Jardim Municipal, às 11:00 e às 15:00, respetivamente, sendo necessário proceder a uma inscrição para poder participar, através do endereço de email eventos@cm-redondo.pt . Depois, realiza-se a apresentação do livro “Cem Anos de Perdão” e uma sessão de autógrafos com João Tordo (17:00, Tenda Autores – Jardim Municipal). O evento chega ao fim com um concerto poético dedicado a Natália Correia, que vai contar com Eduardo Ramos e Jorge Soares (21:00, Palco Fonte – Jardim Municipal).

 

Fotografias de jn.pt e visão.sapo.pt