8 Setembro 2016      11:00

Está aqui

RECORDES NA PRODUÇÃO DE AZEITE

Na colheita 2014/15, Portugal bateu todos os recordes no que se refere à produção de azeite, no entanto, esta proeza foi ainda insuficiente para equilibrar a balança comercial, pois ainda não é suficiente para suprimir as necessidades nacionais. Apesar de Portugal já ter exportado mais azeite que aquele que importou, o consumo de azeite subiu também e fez desequilibrar novamente a balança.

Segundo os dados do INE - Instituto Nacional de Estatística, os valores registados em 2014/15 foram o terceiro maior registo dos últimos cem anos, tendo sido produzidos 1,19 milhões de hectolitros.

É preciso recuar a 1961 e 1953 para ver números superiores a estes e foi, sobretudo, o Alentejo a dar o mote para esta subida; o Alqueva permitiu a implantação de olivais de intensivos e superintensivos e a ciência e a tecnologia têm feito o resto.

A campanha deste ano agrícola, 2015/16, apresentará também números elevados, resta apurar se superará a campanha anterior e se, a fazê-lo, será suficiente para equilibrar as balanças produção/consumo e importação/exportação.

 

Imagem de foodsafetybrazil.org