7 Setembro 2021      11:04

Está aqui

Reabilitação do sistema abaluartado de Campo Maior registada em livro

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Câmara Municipal de Campo Maior vão apresentar o livro “Requalificação do sistema abaluartado de Campo Maior – Da Praça Militar à Praça Pública”, no próximo dia 11 de setembro, pelas 18:30, na Praça Velha da fortificação.

Em comunicado, a autarquia explica que o livro foi coordenado pela arquiteta Sofia Aleixo e editado pela Cariátides Cultura, com o financiamento do Alentejo 2020 (CCDRA) e da DRCAlentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior.

O livro regista “todo o processo de reabilitação, conservação e restauro que permitiu a requalificação do sistema abaluartado de Campo Maior, reunindo textos e fotografias de diversos autores, bem como documentação histórica e desenhos de projeto”, refere ainda o mesmo comunicado.

A sessão de apresentação pública do livro vai contar com a presença e intervenção da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, João Muacho, do projetista da obra de requalificação, Arq.º Vítor Mestre, e do especialista em História Militar, Tenente-Coronel José Ribeiro.

Segundo o município, o sistema abaluartado de Campo Maior está classificado como Monumento Nacional, sendo “uma das mais importantes fortificações do Alto Alentejo que se insere num vasto conjunto de fortalezas da região fronteiriça da raia, constituído por exemplares únicos de arquitetura militar que testemunham séculos de história”.

Recorde-se que as obras de requalificação efetuadas na sequência de candidatura apresentada ao Alentejo 2020 pela DRCAlentejo, em parceria com o Município de Campo Maior que assumiu a componente nacional do financiamento, foram inauguradas no passado mês de julho. A partir dessa altura, passou a ser possível visitar o novo Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, um dos espaços adaptados para fruição pública.