21 Janeiro 2016      09:00

Está aqui

QUI 21 DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

O Dia Mundial da Religião celebra-se a 21 de janeiro.

Entende-se por religião o culto prestado a uma divindade, a manifestação de uma crença pessoal, ou coletiva, que se denomina por “fé”, uma crença, um sentimento de quem acredita em determinados ideias ou princípios religiosos (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Há uma enorme variedade de religiões e de cultos; não é novidade - umas são bem antigas e arrastam milhões de seguidores -  e a relação entre elas nem sempre foi, ou é, pacífica.

Foi assim que, em 1949, surgiu este dia de modo a promover a união das religiões existentes no mundo e promover o diálogo inter-religioso por todo o mundo e incentivando o respeito pelas outras religiões e promoção da Paz.

As maiores “religiões” do mundo são o Cristianismo com cerca de 2,1 biliões de seguidores; o Islamismo com 1,5 biliões e os agnósticos e ateus com 1,1 biliões.

 Em Portugal, e de acordo com os Censos de 2011, a Igreja Católica lidera as opções com 79,5% dos crentes, face a 14,2% da poulação que diz que se considera sem religião; 2,8% são Protestantes/Evangélicos; 1,6% pertencem a outro tipo de cristãos; 1,5% são Testemunhas de Jeová e 0,8% são de religiões não cristãs. 

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.