4 Agosto 2018      12:55

Está aqui

Quem bate o recorde da Amareleja?

É verão, está calor. No Alentejo, como sempre, ainda mais e estranheza só o facto de chegar tarde.

O calor surgiu com agosto e em força, nos primeiros dias foram já batidos recordes de temperaturas em diversas localidades como Odemira (41,9ºC), Alvalade do Sado (43,8ºC) e Zambujeira do Mar (41,1ºC), mas também em Castelo Branco, Anadia, Nelas, Coruche, Setúbal.

Por agora, a recordista de temperaturas 2018, até ao momento, com 45,2ºC, é Alvega (Abrantes), no entanto, ainda longe do recorde de 2003 registado na Amareleja (Moura) e que detém ainda a temperatura mais alta de sempre em Portugal com uns calorosos 47,3ºC.

A onda de calor atual já levou a um recorde da temperatura mínima mais alta de sempre em Portalegre com 22,8ºC, segundo dados do IPMA.

Até ao dia de hoje, há três municípios cujas previsões meteorológicas apontam para a possibilidade de se atingirem os 47ºC em Évora, Reguengos de Monsaraz e Portel e os 46ºC em Vidigueira, Vendas Novas, Mourão e Cuba.

O calor está para ficar e, pelo menos até sábado, às 21h, os distritos alentejanos - Beja, Évora, e Portalegre - permanecem sob alerta laranja, o segundo mais grave da escala.

 

Imagem de wikimedia.org

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.