14 Maio 2019      14:45

Está aqui

Queijadas, Bolo Real e Lampreia de Ovos de Viana do Alentejo são finalistas das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Três doces do concelho de Viana do Alentejo estão entre os 140 doces nomeados que passaram na segunda fase eliminatória das 7 Maravilhas Doces de Portugal, no passado dia 7 de maio. Falamos das Queijadas de Requeijão, da Casa Maria Vitória, o Bolo Real de Alcáçovas e a Lampreia de Ovos da Padaria do Ernesto/Margarida Maia, de Alcáçovas.

Constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas, o painel de especialistas elegeu, nesta segunda fase, 7 doces por distrito e região autónoma, num total de 140 que vão ser votados pelo público nos meses de julho e agosto, durante 20 programas que vão ser emitidos pela RTP. De cada programa sairá um pré-finalista que passará às semifinais.

A decisão final será conhecida no dia 7 de setembro, na Gala Finalíssima, a emitir na RTP, onde dos 14 doces nomeados serão anunciados os 7 vencedores.

O concelho de Viana é terra de conventos e palácios reais, cujos segredos da tradição doceira perduraram no tempo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias. Doçaria conventual e palaciana que adoça os sentidos, como os Amores de Viana, as Sardinhas Albardadas, o Bolo Real e o Bolo Conde de Alcáçovas, muito apreciados, todos os anos, na Mostra de Doçaria que o Município promove em Alcáçovas, em dezembro.

Ainda no âmbito da Mostra de Doçaria e no sentido de sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, promove o concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.