13 Abril 2023      10:36

Está aqui

Quatro freguesias do Alentejo convidadas a dançar

Um novo programa, que tem como objetivo promover a inclusão através da dança contemporânea, está a desafiar os habitantes de quatro freguesias do Alentejo Central a descobrirem esta arte.

Este programa, chamado “Aqui também se dança”, está a ser desenvolvido, até ao fim do mês de junho, pela Companha de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) nas freguesias de Evoramonte (Estremoz), Outeiro (Reguengos de Monsaraz), Vera Cruz (Portel) e Malagueira e Horta das Figueiras (Évora).

“É um projeto dirigido a diferentes públicos, desde crianças, jovens a idosos, e a ideia é utilizar a dança como elemento indutor do trabalho com a comunidade”, revelou Rafael Leitão, da CDCE, à agência Lusa.

O responsável adiantou ainda que o programa vai fazer uso das “valências que a dança tem ao nível terapêutico, criativo e mesmo educativo e nutricional” e que este vai contar com oficinas, ensaios abertos e conversas com artistas.

“Essas atividades, no fundo, atuam como elementos indutores para despertar a criatividade e para trabalhar espaços de aprendizagem, de novas aprendizagens, das crianças, dos jovens e dos idosos”, sublinhou.

As próximas atividades deste programa são oficinas de dança contemporânea, que vão realizar-se no dia de hoje (13), em Outeiro, e no dia de amanhã (14), em Vera Cruz.

Integrados na programação da iniciativa Black Box, estão previstos para Évora dois ‘workshops’ de dança contemporânea, destinados aos jovens e aos adultos com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A data destes workshops ainda não foi anunciada.

Rafael Leitão fez ainda referência à iniciativa “Dança participativa”, outro programa que a CDCE se encontra a desenvolver, com o mesmo propósito, que teve início no passado mês de fevereiro e vai terminar também em junho.

“Ao contrário do ‘Aqui também se dança’, em que somos nós que nos deslocamos, no ‘Dança participativa’ trazemos a Évora, à Black Box, por exemplo, alunos das escolas para assistirem às nossas atividades”, notou.

Este programa nas comunidades é apoiado pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Évora e conta com a parceria das juntas de freguesia que recebem as oficinas de dança contemporânea quinzenalmente.

Na segunda metade deste ano, este projeto vai também ser desenvolvido nos concelhos de Montemor-o-Novo, Arraiolos, Mora e Redondo.

 

Fotografia de jn.pt