23 Maio 2021      10:53

Está aqui

Protocolo para proteger habitats e espécies ameaçadas em Moura

Esta semana, em Moura, foi assinado o protocolo “Gestão de habitats e espécies ameaçadas e melhoria das condições de visitação no Perímetro Florestal da Contenda”.

Na presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e das entidades locais, e do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, o deputado eleito pelo círculo de Beja, Pedro do Carmo, este protocolo foi estabelecido entre o Fundo Ambiental, a Herdade da Contenda e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, IP.

Outorgado por Alexandra Carvalho (Diretora do Fundo Ambiental), Manuel Bio (Presidente do Conselho de Administração da Herdade da Contenda) e Olga Martins (Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo), este acordo irá conceder à herdade alentejana um apoio até ao limite de 400 mil euros, para a realização de várias ações, ao nível da recuperação e valorização de habitats, conservação de espécies ameaçadas, prevenção estrutural, visitação, comunicação, vigilância e monitorização e ainda sensibilização e educação ambiental.

A comitiva visitou em seguida a herdade e, do mirante, um posto de vigia, pode compreender “in loco” o porquê da paisagem da Contenda lhe ter valido atribuição do Prémio Nacional de Paisagem de 2020.

Este protocolo é visto pelo executivo de Álvaro Azedo como “uma excelente oportunidade para a valorização do património natural e melhoria das condições de visitação da Herdade da Contenda”.