17 Julho 2021      09:20

Está aqui

Proteger o Montado vale prémio a laboratório de Elvas

O InnovPlantProtect é um laboratório colaborativo com sede em Elvas, e voltou a ver os seus projetos reconhecidos ao ser um dos vencedores da 3ª edição do Programa Promove.

O projeto que permitiu ao laboratório alentejano ser distinguido chama-se “IA aplicada a um sistema de alerta e deteção precoce de Phytophthora cinnamomi em montado/ dehesa” e baseia-se no recurso à inteligência artificial para ajudar a prevenir e combater a doença do declínio do montado.

O Programa Promove, da Fundação ”la Caixa”, BPI e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) conta com um investimento total de 2,5 milhões de euros para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal.

O projeto é liderado pelo InnovPlantProtect  e é o resultado de uma colaboração entre Portugal e Espanha. Visa  desenvolver e testar, em ambos os países, um sistema de alerta e deteção precoce (Early Detection Warning System, ou EDWS, na sigla inglesa) para controlar a dispersão da doença do declínio do montado, que afeta estes ecossistemas de forma irreversível.

Esta doença do montado é causada por um organismo fúngico (um oomiceto) chamado Phytophthora cinnamomi e assume um caráter preocupante dada a importância do montado/ dehesa nas economias local e global tanto portuguesas como espanholas. O montado/ dehesa fornece serviços como a produção de cortiça e lenha, alimento para espécies animais (porco preto e gado), sequestro de carbono, redução da erosão do solo, e habitat para espécies raras e endémicas, além de constituir um espaço recreativo.

Com recurso à inteligência artificial, entre outras tecnologias, o sistema proposto permitirá desenvolver mapas preditivos da dispersão espacial do agente patogénico e produzir as devidas recomendações/ ações em caso de surto da doença. O projeto pretende também envolver ativamente todos aqueles que dependem economicamente do estado de conservação do montado/ dehesa, nomeadamente através da criação de um serviço de webGIS (sistema de informação geográfica online) gratuito e de fácil acesso.

Há poucas semanas, o laboratório colaborativo InnovPlantProtect  - criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a proteção de culturas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas - foi também distinguido com o Prémio Vida Rural “Investimento que Marca” 2021, um prémio que destaca o investimento mais relevante, no último ano, no setor agrícola e agroindustrial, a nível nacional.