Alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria, de Évora, vão deslocar-se à ilha de São Miguel entre hoje, terça-feira, e sexta-feira, com o objetivo de realizar diversas atividades interativas com os jovens e idosos das várias valências da Associação de Juventude de Candelária.
De acordo com a agência Lusa, esta visita acontece no âmbito do projeto solidário “Brincar: Um património que nos une”, que promove, desde 2016, a interação entre a freguesia de Candelária, nos Açores, e o Alentejo, divulgando tradições e promovendo o convívio intergeracional entre dezenas de idosos, crianças e jovens.
Nélia Viveiros, presidente da Associação de Juventude de Candelária, explica que “são dois meios rurais com características e culturas diferentes. E, a ideia é unir pontos em comum e promover a diversidade cultural, através de atividades em centros de convívio de idosos e ATL [Atividades de Tempos Livres]”.
O projeto, que une os intervenientes do Curso Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria, de Évora, e a Associação de Juventude de Candelária, permite uma ponte entre duas fases distintas da vida, através de atividades que permitem a interação direta entre os idosos, as crianças e os jovens.
“É uma pareceria que já vem desde 2016. E permite, anualmente, esse intercâmbio. Os alunos e professores vêm a São Miguel e fazem ações de voluntariado e nós damos a conhecer os nossos projetos”, referiu Nélia Viveiros.
Este projeto, cujo principal objetivo é evidenciar a importância da promoção das relações intergeracionais e contribuir para o combate ao isolamento da pessoa idosa, visa também mostrar aos jovens e idosos participantes alguns aspetos da cultura e tradições destas duas regiões do país.
Inclui atividades interativas em centros de convívio para idosos, em valências de jovens e centros de atividades de tempos livres, partilhando experiências e cultura.
“Visa também mostrar aos jovens e idosos participantes alguns aspetos da cultura e tradições destas duas regiões do país e, através de várias ações interativas, promover momentos de partilha de como era o brincar de antigamente e o que é o brincar hoje”, sublinhou a presidente da Associação de Juventude de Candelária.
As várias atividades destinadas às crianças dos Centros de Atividade de Tempos Livres das freguesias de Candelária e das Sete Cidades, em São Miguel, e do Centro de Convívio de Idosos de Candelária serão dinamizadas pelos jovens eborenses, adiantou a associação.
Além das atividades que irão realizar, terão ainda a oportunidade de conhecer a comunidade das freguesias de Candelária e de Sete Cidades e de visitar algumas instituições parceiras da Associação de Juventude de Candelária.
A presidente da associação disse que este ano participam “13 jovens do Alentejo e oito açorianos, assim como 12 idosos açorianos e 40 crianças açorianas”.
A Associação de Juventude de Candelária, que este ano comemora o seu 30.º aniversário, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que atua na zona sudoeste do concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com maior expressão nas freguesias de Candelária e Sete Cidades, onde tem instaladas respostas sociais na área da infância e dos seniores.
Fotografia de blogs.funiber.org