1 Novembro 2022      11:07

Está aqui

Programa Promove seleciona 4 projetos no Alentejo

A edição deste ano do Programa Promove selecionou 20 projetos em três categorias: projetos I&D mobilizadores, projetos-piloto inovadores e ideias inovadoras. Entre os contemplados, encontram-se quatro projetos alentejanos.

De acordo com o jornal Público, entre os projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) Mobilizadores, está o “SenseProTomate – Monitorizar, em tempo real e em larga escala, o estado sanitário e a qualidade das culturas de tomate”, cujo promotor é o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora.

A esta categoria puderam candidatar-se projetos em domínios temáticos considerados estratégicos para o desenvolvimento do interior, liderados por unidades de I&D com classificação de Muito Bom ou Excelente na última avaliação realizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Já na categoria de projetos-pilotos, dirigida a empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio, foram selecionados 13 projetos.

No Alentejo, foram selecionados os projetos “Recintos Cerimoniais das Terras do Guadiana: ativar uma paisagem ancestral a partir dos Perdigões – Ativação social do património arqueológico dos recintos de fossos pré-históricos da bacia do Guadiana​”, cujo promotor é a ERA Arqueologia, Conservação e Restauro e Gestão do Património, em Reguengos de Monsaraz; e o “AlViGen: Criação de polo no Alentejo para a vigilância genómica de doenças na agricultura”, com a InnovPlantProtect como promotor, em Elvas.

Além disso, esta quarta edição selecionou ainda nove ideias inovadoras centradas na gestão de recursos naturais, fomento de novos polos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes.

A “Seedballs 100% portuguesas – Valorização de sementes regionais e subprodutos nacionais em técnicas de sementeira” da Universidade de Évora foi uma das ideias escolhidas.

O Programa Promove, uma iniciativa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, já apoiou, ao longo de quatro edições, 46 projetos e 22 ideias inovadoras, o que se traduz num investimento total de 7,6 milhões de euros.

 

Fotografia de publico.pt