20 Dezembro 2021      23:25

Está aqui

Professora Helena Carvalhão Buescu ganha Prémio Vergílio Ferreira 2022

Helena Carvalhão Buescu, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Helena Carvalhão Buescu conquistou o Prémio Vergílio Ferreira 2022, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UÉ anunciou que o júri decidiu atribuir a distinção a esta professora catedrática, que leciona Literatura Comparada e é considerada a “autoridade incontestável dos estudos comparatistas”.

“O alcance do ensaio de Helena Buescu transcende o contexto estritamente académico: a compreensão do mundo e a sabedoria plasmadas nos seus textos ensaísticos, das quais decorrem não apenas o ímpeto pedagógico natural como o olhar humanista inspirador, encontram-se bem patentes”, salientou o júri, citado pela academia.

Instituído pela UÉ em 1996, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Literário Vergílio Ferreira destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante nos domínios da ficção e/ou ensaio.

A edição de 2022 do galardão, segundo a universidade alentejana, contou com nomeações oriundas de seis instituições, em representação de dois países.

“O conjunto da obra de Helena Carvalhão Buescu e o seu trabalho académico ofereceram e continuam a oferecer um contributo assinalável para o estudo de literaturas e culturas lusófonas em âmbitos que incluem e ultrapassam largamente o contexto nacional”, realçou a universidade.

Além da sua obra escrita e do seu trabalho de intervenção académica e cultural, a vencedora “trilhou uma carreira impactante no ensino universitário”, acrescentou. No campo do ensaísmo, Helena Buescu é autora de “uma obra vasta e singular, mas marcadamente coesa”.

O “mérito mais saliente” da sua obra “tem sido, porventura, a consistente releitura dos cânones da literatura portuguesa e lusófona à luz do diálogo com sistemas literários e filosóficos supranacionais, nos quais aquela não pode deixar de participar sem uma perda assinalável de valor e de sentido para ambas as partes”.

Helena Carvalhão Buescu publicou 12 livros de ensaio, como “Chiaroscuro: Modernidade e Literatura” (2001), “Cristalizações: Fronteiras da Modernidade” (2005) ou “Emendar a Morte: Pactos e(m) Literatura” (2008), “O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente” (2005) ou “Experiência do Incomum e Boa Vizinhança” (2013).

A sua obra mais recente, intitulada “O Poeta na Cidade: A Literatura Portuguesa na História” (2020), ganhou o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

A cerimónia de entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2022, tal como nas edições anteriores, está marcada para 1 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio e autor de “Aparição”.

 

Fotografia de deusmelivro.com