1 Julho 2018      19:03

Está aqui

Professor alentejano é vice-campeão Europeu de CanSat

Chama-se Dário Zabumba, o alentejano natural de Évora, professor no Colégio Guadalupe em Verdizela, concelho de Cascais, e que conseguiu para Portugal, juntamente com os seus alunos, o título de vice-campeão Europeu do CanSat.

Vencerem a nível nacional no passado mês de abril, o que deu à equipa liderada pelo professor Dário Zabumba o direito de participação - de 27 de junho a 1 de julho - na final europeia que teve lugar nos Açores e onde alcançou um invejável segundo-lugar.

O projeto português era um dos dezoito projetos em jogo, de dezoito países o que se traduziu num novo record.  Veja aqui a lista completa de países e projetos.

O CanSat é um projeto educativo da Agência Espacial Europeia que ocorre a nível europeu para alunos do ensino secundário.

A primeira fase é nacional, isto é, disputada nos diferentes países que escolhem uma equipa para se apurar para a final europeia.  

O desafio do CanSat é construir um modelo funcional de um micro-satélite onde os sistemas base (antena, bateria e sensores) não podem ultrapassar o volume de uma vulgar lata de refrigerante.  

O CanSat deve sobrevier ao lançamento e aterrar de forma segura, enviando ainda dados para o computador (as equipas são também avaliadas pela análise dos dados recolhidos). Desta forma os participantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios do lançamento real de um satélite

Pode acompanhar o percurso da equipa portuguesa através da sua página na rede social Facebook.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

Imagem de esero.pt

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.