27 Dezembro 2019      19:40

Está aqui

Produtor alentejano Esporão entra com 3 milhões na Universidade de Lisboa

O produtor alentejano de vinhos Esporão conseguiu a concessão por concurso público de um dos edifícios do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA), por 30 anos e por 3 milhões de euros, mais uma renda mensal de 2 mil euros.

Em notícia avançada pelo Expresso, o ISA pretende “iniciar a dinamização externa de um centro interdisciplinar na área da ciência, com uma ligação forte aos sistemas agrícolas existentes na Tapada da Ajuda, e constituirá um “living lab” para as tecnologias da área agronómica, alimentar e ambiental”. Já o Esporão, procura a inovação no sector vitivinícola e na restauração..

Com abertura prevista em 2022, o projeto prevê a integração de espaços sociais para a empresa e uma área museológica de agricultura, alimentação, biodiversidade e arte que deverá permitir “desenvolver as condições para se implementarem um conjunto de tecnologias sustentáveis objeto de ensino no ISA”, refere o instituto. Mas sobre o futuro deste espaço nada mais se sabe, uma vez que o Esporão se limita a confirmar o projeto, não divulgando ainda pormenores.

A adjudicação aguarda o visto do Tribunal de Contas. O Esporão, com um volume de negócios próximo dos 50 milhões de euros, combina a produção de vinhos no Alentejo, Douro e Região dos Vinhos Verdes com outras atividades, do enoturismo à cerveja artesanal e ao azeite.