17 Junho 2018      12:27

Está aqui

Prémio Literário Hernâni Cidade 2018 é dedicado à crónica

Este prémio é uma homenagem ao professor e escritor Hernâni Cidade e pretende incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos. Instituído pelo município da terra onde nasceu, Redondo, o Prémio Literário Hernâni Cidade, é, este ano, dedicado à modalidade de crónica.

Serão distinguidos – a 27 de outubro - três primeiros classificados, com prémios de 750, 375 e 250 euros, prevendo ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 31 de agosto, e cada participante pode concorrer apenas com um trabalho.

Este ano, 2018, marca o centenário da Batalha de La Lys, na Primeira Grande Guerra, batalha onde o escritor alentejano foi feito prisioneiro. Hernâni Cidade, também ensaísta e investigador, era doutorado em Filologia Românica e foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975. Hernâni Cidade era um erudito e contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões. Foi ainda colaborador de “A Águia”, “Seara Nova” e do “Primeiro de Janeiro” e tendo codirigido o “Diário Liberal”.

 

Imagem de instituto-camoes.pt

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.