31 Julho 2020      10:06

Está aqui

Prémio Carreira Alumni 2020 da UÉ atribuído a José Carlos Adão

José Carlos Adão, alentejano de Almodôvar e colunista do Tribuna Alentejo, ganhou o Prémio Carreira Alumni 2020 atribuído pela Universidade de Évora.

O antigo aluno da licenciatura em Ensino Português e Inglês, entre 1998 e 2003, atualmente exerce funções de Adjunto da Coordenação do Ensino de Português na área de Newark, nos Estados Unidos da América. Aqui tem-se destacado na coordenação do ensino de Português nas escolas comunitárias e apoiado o ensino na rede pública e universitária. 

De acordo com a Universidade de Évora, o alumnus “destacou-se desde cedo em contexto académico, tendo sido o melhor aluno do curso de licenciatura em Ensino de Português e Inglês, o que lhe valeu a atribuição de uma Bolsa de Estudo por Mérito”.

Em 2004, José Carlos Adão iniciou a sua carreira internacional, ao ser selecionado pela Assembleia da República para desempenhar funções de formador de Língua Portuguesa junto do Parlamento Nacional de Timor-Leste. Entre 2007 e 2008, exerceu funções docentes na Rede de Ensino Português na África do Sul e foi professor de Apoio Pedagógico nas áreas consulares de Durban, Joanesburgo e Pretória.

Foi em 2018 que, ao abrigo de um protocolo entre o Instituto Camões e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, regressou ao ensino de português na Escola Internacional das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desde aí, o contributo de José Carlos Adão para a divulgação e promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos tem sido distinguido, nomeadamente com a organização do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em colaboração com as Missões dos países da CPLP. Este evento teve lugar nos jardins das Nações Unidas e contou ainda com a presença do Secretário-Geral da Nações Unidas e da Secretária Executiva da CPLP.

Recorde-se que o Prémio Carreira Alumni atribui uma distinção que pretende “reconhecer um diplomado/a que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, sendo uma referência para os seus pares e para a sociedade, contribua para a consolidação da imagem da Universidade de Évora enquanto instituição de ensino de referência”.