16 Março 2019      11:14

Está aqui

Querem premiar Pedro Marques pela fraca execução dos fundos comunitários e pela falta de investimento público?

Tanto o Sr. Primeiro-Ministro, como o anterior Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Dr. Pedro Marques (o pior ministro que passou por este Governo) têm repetido vezes sem conta, e de uma forma claramente enganadora, que, nesta governação, a execução de fundos do PT2020 tem sido muito boa.

Utilizando o princípio de “que uma mentira repetida inúmeras vezes se torna numa verdade”, lá vão tentando passar esta enganadora mensagem. Uma mentira é, e sempre será, uma mentira.

Outras das mensagens enganadoras, que gostam muito de passar é que herdaram do Governo liderado pelo PSD, uma situação na execução dos fundos comunitárias muito baixa. Outra mensagem claramente enganadora.

 

Vamos então clarificar:

Em abril de 2016 (refletindo dados de 2015, ou seja, resultados da governação do Governo liderado pelo PSD) a Comissão Europeia enviou um documento ao Parlamento Europeu referente a verbas executadas do PT2020.

Portugal aparece como o Estado-Membro com mais fundos executados (888 milhões de euros).

Seguem-se a França com (790 milhões) e do Reino Unido (723 milhões). Na prática, repondo a verdade, Portugal liderava a execução, do total de verbas efetivamente pagas e executadas.

 

Nesse período lá ouvíamos as vozes, em sintonia, do Primeiro-ministro António Costa e do então Ministro Pedro Marques (o pior ministro que passou por este Governo), acompanhados de toda a orquestra titaniquiana do PS, que o Governo então liderado pelo PSD só tinha ainda entregue 4 milhões de euros às empresas portuguesas.

Mais fakenews. Grande especialidade socialista.

A verdade, e a verdade só há uma, é que a execução dos fundos é agora mais baixa do que no período correspondente do QREN (o quadro financeiro anterior). No período em que este Governo entrou em funções a taxa de execução do PT 2020 (o quadro atual) era bem superior ao então período homologo do QREN.

 

Para enganar os portugueses, espalhando ainda mais a confusão, os nossos atuais governantes gostam de misturar pagamento com execução.  É que entre projetos aprovados e dinheiro realmente executado vai uma gigantesca distância.

Na realidade, este Governo está a falhar na execução dos fundos comunitários. Prejudicam claramente Portugal!

Este é de facto um Governo poucochinho, também na execução dos fundos comunitários. É um Governo que os portugueses não se vão esquecer, mas pelas piores razões.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.