20 Outubro 2017      10:40

Está aqui

PREÇO DO AZEITE VAI SUBIR. GOVERNO PROMETE APOIO AOS AGRICULTORES

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) garantiu ao ECO que o preço do azeite vai subir na sequência dos incêndios de outubro, já que segundo João Dinis, dirigente da CNA, mais de metade dos olivais tradicionais arderam, a acrescentar à seca que estava a definhar a azeitona, num prejuízo que calcula ser superior a 5 mil milhões de euros.

“Tendo em conta que era de esperar menos produção já se esperava um aumento do preço”, disse. E se agora haverá mais mercado para o azeite proveniente dos olivais intensivos — são cerca de 100 mil hectares no sul do país — que é mais barato face ao produzido nos olivais mais tradicionais, a tendência será de aproveitar a dinâmica de subida dos preços. “Até esse vai subir, aproveitando a embalagem para aumentar o preço”, defende João Dinis ao ECO.

Por sua vez Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, anunciou ontem novos apoios aos agricultores portugueses.

“Todas as explorações que tiveram prejuízos superiores a 30% daquilo a que chamamos o potencial produtivo, máquinas destruídas, alfaias, motores de rega, estábulos, equipamentos, animais que morreram e culturas permanentes” vão poder beneficiar de um apoio financeiro que será atribuídos através de um concurso que terá início depois do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) determinar o perímetro das áreas atingidas pelo incêndio.

“Para os primeiros cinco mil [candidatos], que tenham prejuízos superiores a 80%, esse pagamento será de 100%, até um montante de cinco mil euros, [a partir daí] iremos atribuir 50% das despesas com os materiais e equipamentos que foram destruídos”, explicou, numa conferência de imprensa transmitida pela RTP3.

Acrescem ainda 27 milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) para ações que visam minimizar os riscos da erosão, da contaminação das linhas de água e dos declives e apoios que estão a ser estudados para alimentação dos animais.

Imagem de capa de 24.sapo.pt