A "Noite Europeia dos Investigadores", é uma iniciativa pioneira em Évora e vai acontecer no dia 27 de Setembro de 2019, entre as 18 horas e meia-noite, na Praça do Giraldo.
Trata-se de um evento de divulgação científica, cujo tema é: Qual a contribuição da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades nas próximas décadas, fazendo face às alterações globais e à degradação do património? E propõe diferentes atividades, como as rodas conversas com investigadores (cafés de ciência), demonstração de experimentos e/ou equipamentos, atividades interativas, jogos e outros.
A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.
Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público e o evento está inserido no projeto “Ciência na Cidade”, um consórcio entre a Universidade de Évora, a Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa sob coordenação do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Em Évora, além da Universidade de Évora, o evento conta com os apoios da Fundação Eugénio de Almeida, PubliPlanície, Associação Comercial do Distrito de Évora, Câmara Municipal de Évora e da Direção Regional de Cultura do
Alentejo.