9 Maio 2022      12:02

Está aqui

Portugal de Lés-a-Lés atravessa vários pontos do Alentejo

A 24.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés irá partir de Faro, a 10 de junho, atravessando o Alentejo e a Beira interior, e termina em Trás-os-Montes, a 12 de junho.

Segundo o jornal Sul Informação, esperam-se 2000 motociclistas nesta maratona organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal. No Alentejo, a maratona passa por Mértola, logo após a passagem do Guadiana.

Além disso, a autarquia de Moura, em parceria com a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, recebe os mototuristas em Safara, mesmo antes da paragem em Mourão.

Destacam-se ainda Monsaraz e os vestígios arqueológicos de Xerês, Belhoa ou Outeiro, ou o Monumento de Homenagem ao Cante Alentejano, mesmo antes da visita a Vila Viçosa. Segue-se Borba, a mais pequena cidade alentejana e que, além dos mármores, ganha destaque pela qualidade dos vinhos.

O itinerário contempla ainda a vila de Arronches, sede de município que conta apenas com três freguesias, e Castelo de Vide, famosa pela judiaria, pelo castelo e, mais recentemente, pela Casa da Cidadania Salgueiro Maia, núcleo museológico inaugurado a 1 de julho do ano passado.

Note-se que uma das curiosidades do Lés-a-Lés passa pelo “saltitar” entre os dois lados da fronteira, este ano contando com oito travessias entre Portugal e Espanha.

Após dois anos de várias limitações, o evento regressa com momentos de diversão oferecidos por alguns dos mais criativos motoclubes nacionais, nomeadamente dos MC Albufeira, Moura, Motards do Ocidente (Sintra), Arronches, Conquistadores (Guimarães), MK Mákinas (Tábua), Porto ou Moto Galos (Barcelos).

 

Fotografia de les-a-les.pt