2 Março 2018      10:51

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Porto de Sines deve receber "crescimento" do Porto de Lisboa

O alerta foi dado pelo Centro de Estudos de Gestão, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), e está a ser avançado pela revistacargo.pt, e que defende que a expansão prevista para o Porto de Lisboa, que passa pelo "aumento da capacidade e eficiência do Terminal de Alcântara dos actuais 300 mil TEU anuais para um milhão de TEU vai criar complicações ao nível do "tráfego na cidade, no cruzamento de comboios e veículos de passageiros, acidentes e riscos diversos, poluição e efeitos negativos no turismo e na fruição da zona ribeirinha nobre de Lisboa, bem como no impacto visual duma maior barreira de contentores em Alcântara".

O ISEG defende ainda que assim o investimento previsto para o Terminal de Alcântara "entra em contradição com o projecto de expansão do terminal do Barreiro, inviabilizando-o, por falta de massa crítica de mercado para todos estes investimentos em simultâneo, e uma vez que o estudo de viabilidade do Barreiro pressupunha o encerramento ou não crescimento dos terminais da margem norte e até o não crescimento dos restantes terminais de contentores portugueses", defendendo em alternativa o Porto de Sines como zona de expansão portuária da região de Lisboa.

Imagem de capa de siemens.com