13 Abril 2017      12:21

Está aqui

PORTO DE SINES COM TECNOLOGIA DE PONTA NA GESTÃO DE CONTENTORES

Está concluída a instalação de softwares de controlo avançados no Porto de Sines que permitem “maximizar o desempenho e optimizar os ciclos dos sistemas de movimentação de carga desta infra-estrutura”, segundo comunicado da Siemens, responsável por este sistema.

O grupo alemão adianta em comunicado que os softwares instaldados têm funcionalidades “anti-sway” que permitem controlar o balanço dos contentores, aumentando a segurança e eficiência, e “profile scanning" que permite encurtar os percursos feitos pelos contentores e, “por consequência, o tempo que demora a completar um ciclo, aumentando a produtividade”.

A gigante alemã multinacional germânica havia já equipado os pórticos de cais e gruas deste porto com acionamentos regenerativos e controladores que ajudam a reduzir os consumos de energia, tempos de ciclo e de paragem dos equipamentos, em caso de avaria.

O porto de Sines representa uma quota de mercado de 57,2%, superior em 5,8 pontos percentuais ao valor que detinha no período homólogo de 2016. Segue-se Leixões com 18,3%, Lisboa com 11,2% e Setúbal com 6,3%.

Imagem de capa de @OanaChris