A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu ontem à cerimónia de assinatura do auto de consignação do projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Setúbal, entre a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções.
A obra, que vai custar 25 milhões de euros, faz parte da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026 (RCM 175/2017), e é financiada pelo COMPETE 2020 em cerca de 14,8 milhões de euros. A empreitada terá uma duração máxima de 180 dias.
Para Ana Paula Vitorino o investimento vai permitir aumentar o nível da segurança e eficiência do transporte marítimo e das operações portuárias, ganhos de competitividade do porto sadino no sistema portuário nacional e internacional ou a possibilidade de receber navios com maiores dimensões – "acompanhando assim a tendência do transporte marítimo global, onde os novos navios têm cada vez maiores dimensões".
«Com este investimento, o Porto de Setúbal poderá captar tráfegos que hoje vão para outros portos, nomeadamente portos de outros países», referiu a Ministra do Mar, acrescentando que com esta melhoria das acessibilidades marítimas o porto sadino aumentará o seu hinterland, passando a ser um porto que servirá regiões como a Estremadura espanhola ou a Andaluzia.
Siga o Tribuna Alentejo no e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão