3 Outubro 2019      12:11

Está aqui

Portel vai investir 2 milhões de euros no seu Castelo

O Município de Portel e a Fundação da Casa de Bragança, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, viram recentemente aprovada uma candidatura para a recuperação do Castelo de Portel de modo a torná-lo mais acessível e seguro para os visitantes.

Este projeto foi candidatado no âmbito do contrato de comodato, assinado entra a autarquia e a Fundação da Casa de Bragança, proprietária do Castelo de Portel e visa essencialmente a valorização do património existente na vila portelense dando a autarquia seguimento a uma série de projectos relacionados com a “área envolvente” ao monumento.

Recentemente foi concluída a aquisição de um terreno envolvente à muralha do Castelo, que o Município irá transformar em “espaço de lazer e miradouro”, virado para a zona sul da vila. O projecto contempla ainda o edifício do antigo arquivo, que será transformado em “Centro de Interpretação do próprio Castelo”.

Em andamento estão já obras de requalificação de “todas as vias e ruas de acesso” ao Castelo, como é o caso do Largo Miguel Bombarda, através de uma obra assente na componente de “mobilidade urbana” em que a autarquia pretende tornar as ruas mais acessíveis e de fácil circulação.

Ao todo, a autarquia de Portel vai investir cerca de 2 milhões de euros em empreitadas relacionadas com o Castelo, todas elas com candidaturas aprovadas, em que os principais eixos de investimento são a “segurança” dos visitantes do monumento e a acessibilidade e atractividade desta zona histórica e relevante para a promoção da Vila.

 

Fonte: Notícias Portel

Imagem de capa de A Terceira Dimensão.